segunda-feira, 30 de julho de 2012

Gostaria de parabenizar o Colégio Lincoln, na Barra (Salvador-BA), por utilizar a pedagogia de projetos como mais um recurso metodológico para seus alunos.
Meu livro "As Dores da Seca" está sendo estudado pelos alunos do Ensino fundamental (do 6º ao 8º ano), o projeto é das professoras Carla Maynart e Hévila Maynart, com o apoio das professoras: Gilma  Macêdo (literatura do 8º ano), coordenadora pedagógica Cássia e da professora Siméia Simões (Geografia). 
Tenho acompanhado o desenvolvimento do projeto e o que me deixa emocionada é o apreço desses pequenos leitores, tão ávidos de conhecimento; cheios solidariedade e compaixão pelo sertanejo sofredor.
Agradeço antecipadamente a esses estudantes que buscam entender, através da obra, as agruras da pior seca dos últimos 40 anos, aqui na Bahia; que torna os "severinos" do ano 2012 com dores, esperanças e anseios de Severino e Filó, do Pé de Serra, de 1939.

"E cheio de coragem, Mané continuou:

Eu também sou caçador

Não de onça, mas de sorte,

Confio no Deus dos pobres.
Sou valente, sou forte."

(SANTOS, Terezinha Teixeira - in As dores da Seca, p. 65)

Victor Hugo; Zé Lucas; Victor Vinícius; Kim Costa e Anderson (alunos do 8º ano)

Alguns trabalhos que os alunos do 8º ano, juntamente com a professora Gilma Sandra desenvolveram nessa II unidade.


Marianna Gama; Letícia Meneses; Tiffany Cairo; Deivisson Silva e Emilly Luisa (alunos do 8º ano)


Fernando Duarte; Alisson Moura; Luciano Martins; Michelle Hereda e Rafael Rodas (alunos do 8º ano)


Monique Oliveira; Vanessa Passos; David Ferreira e Gabriel Cruz (alunos do 8º ano)




25 comentários:

  1. Obrigada, em nome da 7ª série (8º ano), pela publicação dos trabalhos deles.

    As Dores da Seca não esgota possibilidades de leituras artísticas.
    Saudades
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a autora por nos propiciar momentos de puro deleite com a leitura dessa obra. As dores da seca transpõe-nos ao universo regionalista de Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Euclides da Cunha e tantos outros, ao nos presentear com personagens fortes e marcantes como Severino e Filó. "O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral."(Euclides da Cunha) Essa descrição do autor Euclides da Cunha reflete-se nas personagens da obra "As dores da seca". Obrigada, Terezinha Teixeira. Hévila Maynart

    ResponderExcluir
  3. Nossa...Esta obra literária esta me levando para o ano de 1939...Lendo este livro eu viajo. Vejo Filó, Severino, Mané, Margarida, Mãe Maria, Bastião enfurecido com Tonico por haver tirado a honra de sua filha, vejo o sofrimento de Filó ao ouvir o Caboclo dizendo que levaria seu pilão em troca da cura de Juquinha que havia sido ferido por uma cobra, pilão este que ela, socava o café e cantarolava, pilão que foi um presente de sua avó Mãe Maria... Estou simplesmente fascinada com este livro. Gostaria de parabenizar a autora por essa obra. Continuarei lendo o livro e viajando com "AS DORES DA SECA". Uma obra que nos mostra como tão sofrido foi passar passar por aquela seca, mais sempre confiando que um dia a chuva chegaria.

    Melissa Fernandes Castro CEOMG:1ºB

    ResponderExcluir
  4. Rafael Moreira - 1 ano A26 de setembro de 2012 às 04:47

    Adorei sua obra, ela relata com muito realismo e emoção as dores sofridas por um povo escravizado pela ardente seca. Os personagens são muito marcantes e exibem claramente a paixão e devoção pelo seu querido Pé de Serra, local de paz e harmonia, que infelizmente acaba sendo alastrado pela forte seca de 1939. Você escolheu um ótimo tema para para trabalhar, espero outros capítulos.

    ResponderExcluir
  5. walisson Santana.1ano A26 de setembro de 2012 às 05:03

    A obra nos faz refletir sobre a crença e o tamanho da esperança que o povo nordestino tem. Parabens por retratar de forma real, que mesmo com a grande seca, os nordestinos tem um grande amor por sua terra.

    ResponderExcluir
  6. Samuel Ferreira 1 ano A C.E.O.M.G26 de setembro de 2012 às 09:04

    Samuel Ferreira 1 ano A

    A obra relata muito bem a vida sofrida de uma família sertaneja que apesar de todos os sofrimentos causados pela seca continuaram unidos, mostra também a migração do povo nordestino em direção há grandes capitais como São Paulo, no livro "San Paulo". Também mostrou muito bem a linguagem do povo sertanejo, caracterizou a bravura do homem nordestino como Severino que lutou contra a seca de Pé da Serra e fazia de tudo pra amenizar o sofrimento de sua família. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Essa obra é uma obra muito boa que é empregada em um povo sertanejo que explica o sofrimento dos povos do sertão.

    Eu recomendo a leitura dessa obra por que é um livro que min abril a porta para a leitura por que eu não gostava de lê.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria de parabenizar por sua ótima obra sobre a história AS DORES DA SECA, Gostei do romance pois retrata uma história de amor proibidos.

    Toda essa história é boa e emocionante.

    RENATA DO 1°B DO CEOMG.


    Renata 1°B. CEOMG.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito da obra AS DORES DA SECA, e gostaria de te parabenizar por essa obra pois fala sobre uma história do sertão e retrata uma história proibida.


    Essa história é muito importante e boa. ADOREI. PARABÉNS!

    Allana 1°B CEOMG.

    ResponderExcluir
  10. Em primeiro lugar queria parabeniza a senhora pela excelente obra que é AS DORES DA SECA que relata os sofrimentos do sertanejo em meio a seca,onde mesmo com todos os problemas o sertanejo nunca perde sua fé.parabéns acho que todos que gosta de um bom livro deveria ler AS DORES DA SECA.SIRLEIDE PEREIRA 1 ANO A CEOMG

    ResponderExcluir
  11. Eu amei esta obra "AS DORES DA SECA",retrata muito bem as dificuldades causada pela seca em que o povo sertanejo vive, mas tambem mostra como sertanejo tem a esperança,muita fé e amor pela sua terra. Parabéns "AS DORES DA SECA" foi uma das melhores obras literárias que eu tive o prazer ler.

    ResponderExcluir
  12. eu gostaria de parabenizar a autora pela excelente idéia de fazer esse livro AS DORES DA SECA que retrata varias coisas importantes inclusive a fé de severino e o seu amor pelo seu torrão natal e tambem estar informando sobre a seca terrivel de 1939, sua oração muito comovente gostei muito e indico para todos.

    ResponderExcluir
  13. pedro josé CEOMG 1ano A26 de setembro de 2012 às 16:39

    Queria lhe parabenizar dona Terezinha por sua marcante obra AS DORES DA SECA, um livro que retrata a vida de pessoas que sofrem ou sofreram com seca abundante e destruidora mas com fé e muita devoção tem esperança que a chuva ira cair trazendo de volta alegria tão desejada

    ResponderExcluir
  14. O livro "AS DORES DA SECA" foi um dos poucos que prenderam minha atenção do inicio ao final, meus parabéns, que o seu trabalho cresca.. Lívi lUNIERY - 1º A - CEOMG

    ResponderExcluir
  15. O livro retrata bem como é a vida sofrida do sertanejo. Mostra também como a esperança e a fé muda e influencia a nossa vida e que devemos valorizar esse bem precioso que é a água.
    Gostei do livro. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  16. Bruna Sampaio 1° A CEOMG26 de setembro de 2012 às 18:18

    O livro é muito bom,pois relata a vida sofrida no sertão, como os sertanejos enfrentam a seca, com muita fé, esperança e amor em Deus! Aprendi muito com ele, que em circustância alguma por maior que seja o obstáculo não devemos desistir e confiante em Deus supera-ló! Só tenho que te agradecer e parabenizar por ter criado esta ótima obra que foi o livro " As Dores da Seca ". Espero ter a oportunidade de ver você aqui em Ubaitaba,e também ter a oportunidade de conhecer mais alguns dos seus livros! Parabéns, amei o livro!

    ResponderExcluir
  17. Dona Terezinha, gostaria de parabeniza-la pela obra literária, AS DORE DA SECA, que retrata o sofrimento de muitas pessoas do sertão. Através da leitura pude entender a vida difícil pela qual muitos sertanejos passaram e passam ainda hoje, com a falta de água. Agradeço pela oportunidade de poder me proporcionar a reflexão sobre a luta pela sobrevivencia, através do exemplo desse povo tão sofrido. Obrigada *_*
    Brenda Alves- 1°A - CEOMG Ubaitaba.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito, e recomendo pois o livro mostra as dores e aflições, de moradores de um sertão castigado pelo sol, e como eles são guerreiros e não se deixam abater pelas varias dificuldades, um povo cheio de esperanças, que aguardam desesperadamente a chegada da chuva para poder continuar em suas terras, enfim um livro muito bom!
    Mariana Santana, 1° A, ceomg

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei muito de ler o livro as dores da seca, que fala da vida das pessoas que, convivem com a seca na suas regiões, eu recomendo muito esse livro para as pessoas ,pois é um livro muito bom.
    Raffik Magalhães,1°A,ceomg

    ResponderExcluir
  20. Bom, eu achei um livro muito interessante, que nos faz entender realmente oque é uma 'seca', um livro que nos transmite muitas emoções, e nos faz compreender muito mas sobre a miséria e a pobreza, uma história bem comovente, que nos faz da mas vontade de ler, cada vez mais e mais.
    Jasmine Salomão,1°A,ceomg

    ResponderExcluir
  21. Através do livro "As dores da seca" pude ver as dificuldades que o povo do sertão nordestino enfrenta, e o que mais me fascinou foi a tamanha crença e esperança de um dia a vida deles melhorar com a chegada da chuva. Parabenizo a autora que através deste livro nos mostrou que em meio as dificuldades não devemos perder a fé e a esperança.
    Rita Cerqueira 1ºA

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei muito do livro pois retrata a história de muitas familias sofridas por causa da seca, e como apesar de todo o sofrimento elas não insistem no que querem, o livro é mt bom e eu recomendo!
    Mariana Freitas,1°A, ceomg

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de parabenizar a autora por essa obra. Continuarei lendo o livro e viajando com "AS DORES DA SECA". , pois o livro é muito muito bom, ele mostrou que mesmo com dificuldades , nao devemos nos deixar pra baixo, pois a vida sofrida no sertão, os sertanejos enfrentam a seca, com muita esperança, e fé em Deus!
    Eu gostei muito da obra AS DORES DA SECA, Tereziinha A senhora esta de parabéééns !
    Aluna da CEOMG 1ª A

    ResponderExcluir